sábado, 10 de maio de 2008

Feliz dia das mães, todos os dias.


Amanhã é dia das mães.

Oficializado por Getulio Vargas em 1932, o segundo domingo de maio passou a ser oficialmente o dia das mães para o povo brasileiro.

A origem do dia das mães vai da mitologia Grega, passando pelo cristianismo até a luta de causa de uma filha angustiada e em depressão após a perda da mãe; foi a americana Ana Jarvis que teve a idéia de perpetuar a memória de sua mãe com uma dia especial em seu Estado (Virginia) e conseguiu tal decreto em 1914 pelo Congresso Norte-Americano.

Dai para o mundo inteiro aderir a idéia e converter o dia das mães em um dia com fins meramente comerciais não demorou muito.

Hoje fui ao shopping e é impressionante como estava cheio. Todos com pressa, sacolas na mão e cabeça na fatura do cartão de crédito que virá no próximo mês. Eu me pegunto: As pessoas compram presentes para satisfazer suas mães ou para satisfazer a si mesmos, acreditando estar compensando alguns atos anormais que tiveram com ela ao longo da vida?

Hoje não mais tenho o privilégio de ter minha mãe aqui comigo e penso se seria algum presente que ela queria ganhar nesta data específica. Penso se não poderia dar a ela presentes todos os dias, todos os momentos, de forma incondicional como ela sempre me deu. Nunca precisei ter o "dia do filho" para ganhar seu carinho, seu afago, sua sabedoria, sua dedicação; ela estava ali o tempo todo, sempre aposta para me ajudar , orientar e me guiar.

Hoje tenho certeza, que mesmo com tantas influências comerciais para comprar presente, o meu maior presente seria dar meu carinho e gratidão por tudo que ela fez por mim e a meus irmãos, e mesmo não estando mais entre nós, procuro presenteá-la todos os dias com o que melhor posso dar de mim; orgulho de ser seu filho.

Ah, mais uma coisa, quando eu tiver meus filhos, eles também não darão presentes a sua mãe neste suposto "dia das mães" , porque os ensinarei a presentea-la todos os dias com muito amor, carinho e atenção.

Feliz dia das mães , todos os dias!!!

Nenhum comentário: