sábado, 21 de junho de 2008

Novas oportunidades de emprego.

Mais um paradoxo da tecnologia neste mercado louco. Na semana passada ouvi a CBN falar de um novo tipo de atividade profissional chamado Olheiro de Internet (http://cbn.globoradio.globo.com/cbn/dinamico/busca1.asp?busca=olheiro+de+internet&rss=%2Fcbn%2Fhome%2Findex.asp&registros=5&pagina=1&id=0&corseparador=ECE9D8). O que é que é isso? é o cara contratado por uma empresa para vasculhar na internet comunidades, bloggers e sites que de alguma forma estejam falando de sua empresa positivo ou negativamente. Mas claro que o objetivo principal é identificar os que falam negativamente e assim poder identificar possiveis erros em seus produtos ou serviços e fazer correções.
No Brasil 19 milhões de pessoas navegam em sites de comunidade e segundo pesquisas realizadas, são altamene influenciadas pelo que se diz nestas comunidades. É fáci entender. Quantas vezes já não aderimos uma comunidade do orkut apenas por simpatizar com o que ela se propõe? Quando uso um carro da marca Fiat e não estou satisfeito com ela, muito provavelmente irei aderir uma daquelas comunidades "eu odeio carros da Fiat"...
Algumas empresas incluiram em seu processo seletivo para novos funcionários pesquisas no orkut dos candidatos. Ali se fala muito da personalidade de cada um. Imaginem o cara que estar se candidatando a Gerente de Operações de uma grande empresa e uma das suas comunidades é: Já tracei minha secretária". Complicou.
Bem, a tecnologia esta ai para ser usada de todas as formas. Para tirar emprego e para dar emprego, importante é a gente saber como usa-la.

Nenhum comentário: