sábado, 3 de janeiro de 2009

A quarta idade

Quarta idade...
Até pouco tempo a terceira idade estava na moda e porque não na mídia.Ela é fruto da melhoria de vida dos seres humanos e do esforço contínuo por uma vida digna, da então população ativa da terceira idade.Uma classe social que já teve sua grande contribuição social, cultural , intelectual e financeira no desenvolvimento dos países onde viveram anos de suas vidas e agora chega a vez de usufruir um pouco dos anos de trabalho.
Lembro também que até pouco tempo as pessoas comentavam, que nós da “geração Coca-Cola” teríamos muita sorte se chegassemos a idade dos nossos avós.Ou seja, viver entre 60 a 70 anos no máximo, sob a alegação de que vivemos um mundo cercado por alimentos repletos de conservantes químico, ar poluído, impactos causados pelo buraco na camada de ozônio, stresse diaraiamente e consequentemente, surgimento de novas doênças , enfim uma série de novos problemas que de certo reduziria a longevidade desta geração e assim a expectativa de vida. Passado alguns anos e logo depois do surgimento da terceira idade escuto agora um novo termo. A quarta idade.Isso mesmo, surge a quarta idade repleta de pessoas cheia de experiências, mais principalmente cheia de vontade de viver.
A biomedicina a cada dia aparece com uma nova proposta para nossa longevidade.Os estudiosos a cada momento mostram formas de aumentar nossos dias levando uma vida saudável, e com uma alimentação e vida social adequada a essa nova proposta. As cidades por sua vez se preparam não só pra receber esta nova geração, mas também para proporcionar uma vida melhor para seus moradores. Seja no desenvolvimento das necessidades básicas do ser humano como alimentação, acesso a água potável, habitação, trabalho, educação, saúde e lazer; buscando o bem-estar e realização individual e coletiva da população.
As pessoas por sua vez também estão mais atentas as novas tendências de vida. Procuram alimentos mais saudaveis, praticam esportes e preocupam-se principalmente com sua vida daqui a alguns anos. A qualidade de vida esta diretamente ligada não apenas a fatos citados acima, mas também a todo ciclo de vida do ser humano.Satisfação no trabalho , no relacionamento, na família e na sociedade. Hoje o índice de desenvolvimento humano é um forte indicador de como anda a vida humana em determinados países. É bem verdade que a do Brasil tem muito a melhorar.Basta olhar para indicadores do PIB, saúde e educação de nosso país e se detalhar principalmente em alguns estados brasileiros onde chega-se a ter uma situação deplorável da vida humana.Nestes lugares a informação da quarta idade está longe de chegar , talvez nem mesma a terceira façam parte da vida destas pessoas.
É verdade também que há muitos outros indicadores que mencionam a qualidade de vida e que cada um deles tem suas variações de acordo com o meio social de cada um. Mas a priore os três citados são um bom começo.
Acredito de fato que estamos melhorando e que a cada dia mais pessoas percebem a necessidade de ter uma vida saudável, independente de classe social; mas que mudanças significativas só ocorreram quando governo e sociedade definitivamente perceberem que isto é uma necessidade real do novo mundo e que sem ela, mesmo com as mais sofisticadas tecnologias e descobertas cientificais, apenas uma pequena parcela da população terão acesso a este novo conceito de vida, enquanto a grande massa continuarrá a enfeitar os relatórios do IDH.
Qualidade de vida para todos.

Nenhum comentário: